
NOTÍCIAS
Fique a par das últimas notícias e novidades sobre o projeto e sobre a agrovoltaica.
AGROVOLTEP
Transição energética e produção agrícola: dois desafios, uma solução

notícias
VISITAS À INSTALAÇÃO PILOTO AGROVOLTAICA
Convidamo-lo a conhecer a primeira instalação piloto agrovoltaica da iniciativa Agrovoltep, localizada numa propriedade agrícola em Arroyo de la Luz (Cáceres), um espaço inovador concebido para testar, avaliar e validar sistemas agrovoltaicos que combinam a produção agrícola e a geração de energia solar.
A instalação fotovoltaica é composta por 42 painéis monocristalinos de 590 W cada, dispostos verticalmente com uma inclinação de 20º e uma orientação otimizada, ocupando uma superfície total de 104,10 m². Com uma potência pico instalada de 24,78 kWp, o sistema pode gerar aproximadamente 38 640 kWh por ano, parte dos quais são consumidos diretamente e o restante armazenado em baterias para uso posterior. A estrutura está elevada 2,5 metros acima do solo, permitindo o uso agrícola e pecuário do terreno.
Sob esta estrutura solar estão a ser cultivados legumes, árvores de fruto e plantas aromáticas, adaptando-se à luz filtrada pelos painéis. Este espaço permite-nos estudar quais as culturas que se desenvolvem melhor em condições de sombra parcial e avaliar a sua produtividade e rentabilidade dentro de um sistema agrovoltaico.
As visitas são acompanhadas por pessoal técnico do projeto, que guiará os e as visitantes pela parcela piloto. Poderá ver de perto as culturas, saber como medimos a energia gerada e o crescimento das plantas e descobrir os resultados das nossas avaliações: uma oportunidade para compreender como a tecnologia solar pode ser integrada na agricultura de forma sustentável.
Reserve já a sua visita. Os lugares são limitados. Para reservar, preencha o formulário abaixo. Entraremos em contacto consigo para confirmar a visita e coordenar a data e hora que melhor se adequam à sua disponibilidade.
CURSO ONLINE AGROVOLTEP
Descubra o novo curso de produção agrovoltaica que preparámos para si. Conheça o conceito de agrovoltaico e como esta prática pode contribuir para melhorar as explorações agrícolas e promover a sua transição energética e adaptação às alterações climáticas.
O Curso é gratuito e destina-se a todos os agentes dos sectores agrícola, energético e da administração pública relevante, bem como a todos os interessados. Veja abaixo o vídeo introdutório (versões Portuguesa e Espanhola)


A SUA OPINIÃO É MUITO
IMPORTANTE PARA NÓS!
Estamos a diagnosticar o estado da arte da AGROVOLTAICA no território alvo (Extremadura e Alentejo) e precisamos do seu contributo. O objetivo é explorar a perceção sobre as práticas AGROVOLTAICAS e identificar oportunidades colaboração e potenciais sinergias entre os atores chave (setor agropecuário, setor das energias renováveis, administrações públicas relevantes).
Pedimos-lhe então, por favor, que preencha e submeta o formulário seguinte, o que não lhe tomará mais do que 7-8 minutos do seu tempo.
Muito obrigado antecipadamente pela sua opinião e apoio!
FOI ASSIM A 1ª EDIÇÃO DO ENCONTRO DE ATORES AGROVOLTEP
Realizado a 19 de setembro em formato híbrido, em simultâneo em Évora e Badajoz, o evento marcou o início de um ciclo de encontros com o propósito de apresentar e discutir publicamente os modelos, as práticas, e as oportunidades geradas pelos sistemas de produção "agrovoltaicos". veja aqui o video.
ESTAMOS A CONTRATAR

Partilhamos com todos os interessados os Termos de Referência do processo de licitação de um contrato de obra de Desenho e Obras de uma instalação Agrovoltaica.
O projeto AGROVOLTEP (0170_AGROVOLTEP_4_E) cuja entidade Beneficiária Principal é a Fundação MUSOL, vai financiar o investimento numa instalação "agrivoltaica" numa parcela situada em Arroyo de la Luz, Polígono 16, Parcela 13, CP 10900 (Cáceres, Extremadura).
O dito investimento será financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VI-A España – Portugal (POCTEP), no período de programação 2021-2027.
O prazo para a apresentação de propostas é de 15 dias úteis, a contar do dia seguinte à data de publicação dos documentos de licitação na página web da MUSOL.
Data limite para receção de propostas: 6 de Agosto 2024.
Por favor, envie a sua proposta para:
inna.proyectos@musol.org com conhecimento para
francesco.proyectos@musol.org, extremadura@musol.org, gabriela.proyectos@musol.org, isidro.administracion@musol.org, info@agrovoltep.eu
DOCUMENTOS
serviço técnico






